Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de julho de 2009

7ª Conferência Municipal de Assistência Social

Aconteceu em nossa cidade a 7ª Conferência Municipal de Assistência Social com abertura no dia 30 de julho na Casa da Cultura. Palestras, grupos de trabalhos e proposições aconteceram no dia 31 de julho de 2009.
A Conferência teve como tema central: Participação e controle solcial no SUAS, que teve como palestrante Ana Maria de Oliveira Cunha.
Os trabalhos em grupo foram divididos em 4 eixos:
1 - Processo histórico da participaçãopopular no país, trajetória e significado do controle social na politica de assistencia social e conselhos de assistencia social e o SUAS;
2 - Os usuários e seu lugar político no SUAS e os trabalhadores do SUAS em relação ao protagonismo dos usuários;
3 - Democratização da gestão do SUAS e entidades de assistencia social e o vinculo SUAS;
4 - Bases para a garantia do financiamento da assistencia social.

O controle social é compreendido como um conjunto de ações de natureza sócio-política desenvolvido pela sociedade civil com o objetivo de desenvolver e exercer influência sobre ações governamentais.

É hora de fortalecer o trabalho de controle social da população frente as políticas públicas do Estado.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

ENSINAR EXIGE ÉTICA


“Mulheres e homens, seres históricos, nos tornamos capazes de comparar, de valorar, de intervir, de escolher, de decidir, de romper, por tudo isso, nos fizemos seres éticos. Não é possível pensar nos seres humanos longe, sequer, da ética, quanto mais fora dela. Estar longe ou pior, fora da ética, entre nós, mulheres e homens, é uma transgressão. É por isso que transformar a experiência educativa em puro treinamento técnico é amesquinhar o que há de fundamentalmente humano no exercício educativo: o seu caráter formador. Se se respeitar a natureza do ser humano, o ensino dos conteúdos não pode dar-se alheio à formação moral do educando. Educar é substantivamente formar. Divinizar ou diabolizar a tecnologia ou a ciência é uma forma altamente negativa e perigosa de pensar errado. De testemunhar aos alunos, às vezes com ares de quem possui a verdade, um retundo desacerto. Pensar certo, pelo contrário, demanda profundidade e não superficialidade na compreensão e na interpretação dos fatos” (Paulo Freire, IN Pedagogia da Autonomia).

sábado, 18 de julho de 2009




É pessoal, não podemos esquecer!!
No dia 12/04/2009 a nossa cidade foi atingida por uma calamidade terrível. Uma forte enchente alagou mais de 11 bairros, muitas casas e outros estabelecimentos como por exemplo, nossa escola.
Hoje, 18/07/2009 a ponte sobre o Igarapé Altamira está novamente de pé. Já podem trafegar veículos pequenos, pedestres, ciclistas e motociclistas.
A nova ponte tem cerca de 24 metros de comprimento e 11 metros de largura.
É uma lembrança em concreto armado da força da natureza e da imprudencia de alguns.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Notícia de última hora.

é
Está acontecendo hoje 08/07/2009 - quarta-feira, a 7ª Conferência municipal pelos Direitos das Crianças e adolescentes, no Centro de Convenções e Cursos de Altamira.

Esse é mais um espaço de discussão sobre os direitos das crianças e adolescentes de nosso município mas que não fica indiferente ao que vem acontecendo a nível nacional. É um espaço para que a sociedade possa debater, avaliar e propor alternativas frente a polítca e o papel do Estado no que diz respeito quanto a assistência e apoio a essas crianças, jovens e suas familias.

O momento é importante para que os pais/ responsáveis possam reavaliar a relevância de seu papel na educação das crianças e jovens também entenderem o verdadeiro papel dos Conselheiros Tutelares e como estes podem verdadeiramente apoiar as famílias desassistidas socialmente, além é claro, de mostra para a sociedade as mazelas sociais a que estas crianças e jovens vem sofrendo.

Trabalho infantil, prostituição infantil, pedofilia, educação complementar entre outros são temas que não podem cair no esquecimento da sociedade.

Venha participar conosco!!!

terça-feira, 7 de julho de 2009

Conferência Municipal de Educação:Nova oportunidade para construir uma educação com qualidade social.

Neste dia 01/07/2009 (isso mesmo!primeiro dia de férias escolares),aconteceu a Conferência Municipal de Educação com a participação de entidades civis organizadas, representantes de pais, alunos, docentes, gestores, técnicos em educação, coordenadores pedagógicos, profissionais de apoio e observadores.

Seguindo a proposta de divisão dos eixos, proposto pelo documento base da CONAE 2010, o professor Dajas Dias da Anunciação, delegado representante dos professores, marcou sua presença e de nossa escola nesse evento.

E isso aí professor!! Doar um pouco do seu tempo de folga certamente contribui para que nossos alunos e professores fossem representados e por conseguinte ouvidos. o professor optou em participar do eixo 3 que tratou da qualidade da educação e a gestão democrática na escola. Entre as propostas defendidas por nossos companheiro estão:
  • Transporte público e gratuito para os alunos que residem em bairros afastados, principalmente para aqueles estudam a noite, como por exemplo, a EJA e o ensino médio;

  • Eleição com critérios técnicos e pedagógicos bem definidos para a escolha dos diretores;

  • Abertura de concurso público para provimento de cargos para os coordenadores que atuam em escolas municipais a fim de que quebre com a dependência partidária de indicações por parte do executivo;

  • Formação continuada para docentes do quadro efetivo que atuam de 5ª a 8ª séries garantindo a esses profissionais sua permanência na modalidade;

  • Incentivos fiscais para empresas que adotarem alunos da EJA e do Ensino médio para experiência de trabalho condicionando o prosseguimento do contrato com o seu rendimento escolar.
Após o trabalho dos grupos, foram lidas as propostas dos seis eixos e em seguida os grupos foram novamente mobilizados para escolha dos delegados para a Conferencia Regional.Os alunos do grupo Beribal de ouro em apresentação na Conferencia Municipal de Educação. O projeto de Educação complementar já existe a mais de 3 anos no município. Para a permanência no grupo os alunos têm de atender algumas exigencias como por exemplo, bom rendimento escolar, boa urbanidade, respeito, responsabilidade entre outros quisitos fundamentais para a formação do indivíduo.

Professores param um pouco suas atividades de sala de aula para escolher o livro didático para 2010.



Enfim, os professores puderam dar uma paradinha no andamento do reforço letivo do 1º semestre para analisarem os livros que as editoras enviaram para as escolas a fim de realizarem a escolha do livro didático para 2010.

"Infelizmente o tempo é pouco para que possamos analisar cuidadosamente cada obra e observar o que cada proposta de trabalho traz de bom", comentou o profº Dajas, da 4ª série.

Entretanto, graças a grande experiência de nossos professores, a escolha apesar de relativamente rápida foi coesa, não houve aquela história "de que eu gostei mais desse! Ah! eu gostei mesmo foi daquele..."

No final, "entre mortos e feridos" todos ficaram felizes com a 1ª e 2ª opocões: Nossa escola e Porta aberta, respectivamente.

A Diretora, Luzineide Feitosa Reis, destacou que o município tentará unificar as escolhas a fim de que futuros problemas como falta de livros em algumas escolas, transferência de alunos e remoção de professores de uma escola para outra, não prejudiquem o andamento o aprendizado dos alunos.

Além disso, como o municipio trabalha com um fluxo de aula para todas as séries iniciais, a escolha unificada não prejudicará o bom desenvolvimento dos conteúdos, o que de certa forma é uma garantia que na prova Brasil (prevista para outubro) não apresente resultados diferentes daqueles já conquistados pela escola.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Festejos juninos


OS ALUNOS TRABALHAM EM EQUIPE PARA DEIXAR A ESCOLA BONITA PARA O MÊS DE JUNHO.

Durante o mês de junho, com o apoio dos responsáveis dos alunos, houve um grande movimento escolar para construir os arranjos necessários para as salas de aula e para o pátio da escola.

O momento foi produtivo uma vez que as crianças puderam trabalhar em equipe, dividir responsabilidades,abusar da criatividade e ressaltar os nossos valores folclóricos.

Foi um momento bastante significativos.

Veja mais detalhes no vídeo.

Como você vê a participação da comunidade nas escolas públicas de Altamira?